Uma névoa diante dos olhos: este costuma ser o primeiro sinal de alerta para a catarata, uma lesão ocular responsável por cerca de 51% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A doença atinge o cristalino, que fica atrás da íris, deixando-o opaco e impedindo que a luz atravesse e alcance a retina para, enfim, formar a imagem. Com o avanço gradativo da patologia, a dificuldade em enxergar se torna cada vez mais evidente, podendo levar a pessoa a ficar cega.
Abaixo, exploraremos um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamento para a catarata.
Causas
Mesmo sendo possível passar pelo processo de envelhecimento sem ser acometido pelo problema, essa é uma das causas mais comuns da patologia.
A catarata pode ser congênita, em casos raros, ou adquirida. Traumatismos oculares, uso inadequado de medicamentos, complicações de outras doenças e excesso de exposição solar também são alguns fatores de risco.
Embora a doença seja mais comum em pessoas idosas, há casos de bebês que já nascem com a patologia, em consequência de problemas genéticos ou quando as mães passaram por quadros de rubéola, sífilis ou toxoplasmose durante a gravidez.
Reconheça os sintomas
Como já citado, a visão embaçada é um dos primeiros sinais reconhecíveis da catarata, mas há outros que devem ser observados:
- Dificuldades para andar, ler ou dirigir;
- Cores desbotadas;
- Visão nebulosa, opaca;
- Maior sensibilidade à luz;
- Visão dupla em um único olho;
- Alterações frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato.
Tratamento
Ainda não há tratamento clínico para a catarata, de modo que a cirurgia é a única opção possível para quem sofre com a condição.
É uma cirurgia segura, na qual é feita a remoção do cristalino opaco, substituindo-o por uma lente artificial, que simula e recupera a função perdida.
Essa intervenção cirúrgica pode ser feita de diferentes maneiras, converse com o médico para entender qual é a técnica mais eficaz e recomendada para o seu caso.
Tratamento de catarata em Brasília
O Dr. Douglas Pigosso é oftalmologista com especialização em retina e mácula pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e pelo Centro Brasileiro da Visão. Possui mais de 20 anos de experiência em cirurgias de descolamento de retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação a laser e catarata.