As doenças da retina são mais frequentes em pessoas idosas com doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão arterial e outras.
Os quadros também estão relacionados à alta miopia, trauma ocular e ainda cirurgias prévias dos olhos. Dessa forma, é de extrema importância que sejam efetuados exames detalhados para a prevenção e identificação de patologias, como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, oclusão vascular da retina, maculopatias e descolamento da retina.
As causas e os sintomas das doenças da retina variam bastante. Entenda:
Descolamento da retina
Causada pela separação entre a camada do fundo do olho e a parede posterior do olho. Com isso, perde-se a nutrição e inicia-se um processo de degeneração celular, que leva à perda de visão irreversível. Seus sintomas são:
- Moscas volantes ( pontos escuros);
- Flashes de luz;
- Manchas escuras.
Oclusão vascular da retina
No caso da oclusão vascular da retina, grande parte dos pacientes relatam os seguintes sintomas:
- Diminuição da visão;
- Mancha no centro da visão;
- Metamorfopsia (visão distorcida).
- Seu tratamento pode ser feito com aplicações intravítreas de medicações e fotocoagulação a laser.
Retinopatia diabética
Essa doença está relacionada principalmente ao tempo da doença e ainda descontrole da glicemia. Caso a diabetes esteja descontrolada, várias alterações são geradas no organismo, que levam à disfunção vascular da retina, além de outros danos.
Dessa forma, é fundamental que todo paciente com diabetes faça avaliações de fundo de olho com especialistas em retina.
Oftalmologista de retina e mácula em Brasília
O Dr. Douglas Pigosso é oftalmologista com especialização em Retina e Mácula pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e no Centro Brasileiro da Visão. Possui experiência há mais de 15 anos em cirurgias de descolamento de retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação a laser e catarata. Agende sua consulta.