As doenças da mácula são mais frequentes em pessoas com doenças sistêmicas (diabetes e hipertensão arterial) e idosos. Mas também podem ter origem metabólica, renal, hematológica, neurológica, infecciosa, autoimune, reumatológica ou a partir do uso de medicamentos específicos, como cloroquina. Além disso, ainda está relacionada à alta miopia, trauma ocular e cirurgias prévias nos olhos.

Portanto, é importante exames detalhados da mácula para prevenção e identificação de patologias como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, oclusão vascular da retina, maculopatias e descolamento da retina.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma doença que pode ocorrer após os 60 anos, na área central da retina (mácula), caracterizada pelo surgimento de uma mancha central e visão distorcida.

Buraco macular

O buraco macular é uma doença que atinge a mácula, situada no centro da retina. Sua principal característica é formar um buraco crescente que, ao longo do tempo, pode causar sintomas como diminuição da visão, mancha no centro da visão e metamorfopsia (visão distorcida).

Edema macular

Ocorre quando depósitos de fluidos e proteínas se acumulam na mácula, tornando-a mais espessa e inchada. Sintomas são diminuição na acuidade visual, distorção das imagens e mancha central. As principais causas são degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, oclusões venosas da retina e doenças inflamatórias.

Membrana epirretiniana

Membrana epirretiniana é o resultado de uma proliferação irregular de células sobre a mácula. Pode causar sintomas como diminuição da visão, mancha no centro da visão e metamorfopsia (visão distorcida).