Segunda - Sexta

08:00 - 18:00

WhatsApp

(61) 99559-4009

Retinopatia diabética: sintomas e como evitar a doença

A retinopatia diabética está relacionada, principalmente, ao tempo da doença e descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção vascular da retina.

Essa doença pode se manifestar de diferentes formas, como edema macular e proliferação de neovasos. Isso com possível evolução para hemorragia vítrea e descolamento tradicional da retina.

Sintomas da retinopatia diabética

A retinopatia diabética pode surgir de maneira assintomática. Apesar disso, com o passar do tempo, caso não inicie um tratamento, pode até mesmo levar à cegueira.

Mesmo que a doença não apresente sintomas, é importante que a pessoa esteja atenta às manchas flutuantes na visão, o que acontece por conta da hemorragia vítrea.

Dessa forma, ao primeiro sinal de visão borrada ou qualquer outra alteração, procure um oftalmologista.

Como evitar a doença?

Para que os problemas da doença sejam evitados, é importante manter controle dos níveis glicêmicos. Além disso, todo paciente com diabetes tipo 1 ou 2 deve fazer o exame de fundo de olho pelo menos duas vezes por ano.

As mulheres grávidas com diabetes devem ter cuidados redobrados.

Conheça o Dr. Douglas Pigosso

O Dr. Douglas Pigosso é oftalmologista com especialização em Retina e Mácula pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e no Centro Brasileiro da Visão. Possui experiência há mais de 15 anos em cirurgias de descolamento de retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação a laser e catarata. Agende sua consulta.