O que é a retinopatia Diabética?
A retinopatia diabética é uma complicação ocular que afeta pessoas com diabetes. Ela ocorre quando o alto nível de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina, a camada sensível à luz na parte posterior do olho. Essa condição pode levar a problemas de visão e, em casos graves, à cegueira.
Principais causas:
As principais causas da retinopatia diabética estão relacionadas ao descontrole crônico dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Os níveis elevados de glicose ao longo do tempo danificam os vasos sanguíneos da retina, levando a alterações na circulação sanguínea, inchaço e até mesmo o crescimento de novos vasos sanguíneos anormais na retina. Fatores que aumentam o risco de desenvolver retinopatia diabética incluem a duração do diabetes, controle inadequado do açúcar no sangue, pressão arterial elevada e genética.
Sinais de alerta:
Visão turva ou embaçada
Moscas volantes
Visão de sombras ou áreas escuras
Dificuldade em perceber cores
Flashes de luz
Tratamento especializado em Brasília
Com título de especialista concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Ministério da Educação; membro titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo o Dr. Douglas Pigosso é um especialista em doenças da retina e mácula, além de ter uma ampla experiência de 20 anos em cirurgia oftalmológica, incluindo descolamento da retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação e catarata.