Cirurgia da mácula: para que serve e como é feita

A cirurgia da mácula é o procedimento realizado para o tratamento de doenças da mácula, que são mais frequentes entre pessoas idosas e pessoas com doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial. Além disso, pode ter origem metabólica, renal, hematológica, neurológica, infecciosa, autoimune ou reumatológica.
Essas condições ainda podem ser ocasionadas a partir do uso de medicamentos específicos, como a cloroquina, por exemplo. Ainda mais, também está relacionada à alta miopia, trauma ocular e cirurgias prévias nos olhos.

Quais são as doenças da mácula?

As doenças da mácula são:

  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Doença que pode ocorrer após os 60 anos, na área central da retina (mácula), caracterizada pelo surgimento de uma mancha central e visão distorcida.

  • Buraco macular

Doença que tem como principal característica a formação de um buraco crescente que, ao longo do tempo, pode ocasionar sintomas como diminuição da visão, mancha no centro da visão e metamorfopsia (visão distorcida).

  • Edema macular

Acontece quando depósitos de fluidos e proteínas se acumulam na mácula, tornando-a mais espessa e inchada. Seus principais sintomas são: problemas na acuidade visual, distorção das imagens e mancha central.

Cirurgia da mácula

A cirurgia da mácula é muito delicada, logo, exige muita experiência do cirurgião. No procedimento, é realizada a remoção do gel vítreo (vitrectomia) e de membranas semitransparentes da região macular (técnica de “peeling”).
Dessa forma, busca-se restabelecer a forma e a função desta região tão importante. O procedimento acontece sob ajuda de pinças delicadas e com o uso de corantes específicos em concentrações adequadas.

Cirurgia da mácula em Brasília

O Dr. Douglas Pigosso é oftalmologista com especialização em Retina e Mácula pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e no Centro Brasileiro da Visão.  Além disso, possui experiência de mais de 15 anos em cirurgias de descolamento de retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação a laser e catarata. Agende sua consulta.

3 Comentários. Deixe novo

  • VERA LÚCIA MIRABELLI REDONDO
    30/04/2023 00:32

    Tenho 77 anos e há três anos fui diagnosticada com degeneração macular nas duas vistas. Só que a esquerda estava com sangue e tomei três injeções no olho esquerdo. Estacionou o sangramento mas, praticamente, perdi a visão.
    Resta manter a visão do olho direito com mais ou menos 85%, tomando diariamente duas cápsulas de PreserVision areds 2.

    Responder
    • Olá, tudo bem? Obrigado por entrar em contato. Agende uma consulta para avaliarmos melhor o seu caso Estou a disposição (61) 9 9559-4009 (WhatsApp)

      Responder
  • Minha mãe é portadora de degeneração macular
    Está em estágio avançado
    Ela tem 87 anos
    Saudável

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Pigosso

Especialista em Retina e Mácula em Brasília

Descolamento da retina
Retinopatia diabética
Oclusão vascular da retina
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Buraco macular
Edema macular