A retina é uma camada interna do globo ocular que contém milhões de células que recebem e organizam as informações visuais, transmitindo-as para o cérebro, que as interpretam como imagens, permitindo que você enxergue.
Por isso, embora as doenças retinianas possam variar, a grande maioria delas causa sintomas visuais. Neste caso, quando alguma veia da retina fica bloqueada, ocorre a chamada Oclusão Venosa da Retina (OVR), que pode causar a visão embaçada ou até mesmo a cegueira súbita. Abaixo, saiba quais são as causas, sintomas e como evitar o problema.
Como a oclusão venosa da retina se desenvolve?
Em geral, a OVR ocorre quando um coágulo de sangue bloqueia as veias da retina, especialmente pelo fato de que essas veias tendem a ser pequenas e estreitas, dificultando o acesso sanguíneo. Desse modo, o sangue atravessa os vasos para o tecido da retina, forçando suas camadas a se separarem e prejudicando sua capacidade de responder à luz, o que afeta diretamente na qualidade da visão.
Embora seja mais comum em pacientes com mais de 60 anos, diversos fatores podem beneficiar o desenvolvimento da doença. São eles:
- Hipertensão arterial;
- Glaucoma;
- Diabetes;
- Tabagismo.
Por isso, caso tenha um ou mais dos fatores de risco citados acima, realize um check-up ocular para, se for o caso, diagnosticar a doença precocemente.
Quais são os sintomas da oclusão venosa da retina?
Dependendo da gravidade e também do grau de envolvimento da mácula, as oclusões da veia retiniana podem causar apenas uma perda visual relativamente leve. No entanto, caso a doença esteja em estágio avançado, outros sintomas podem surgir, como:
- Veias dilatadas e tortuosas;
- Hemorragia intrarretiniana;
- Dificuldade intensa para enxergar;
- Perda súbita da visão.
É importante ressaltar que a oclusão da veia retiniana, em geral, é diagnosticada após alguns exames, como o de fundo de olho, o de acuidade visual e a análise da visão periférica. Além disso, também podem ser sugeridas algumas análises do sangue, como níveis de açúcar, colesterol e verificação da pressão arterial.
Existe tratamento para a oclusão venosa da retina?
Atualmente, realizam aplicações de medicamentos e fotocoagulação a laser. Os efeitos da doença podem ser minimizados, o que irá reduzir o risco de oclusão adicional e tratar quaisquer complicações. Por isso, caso perceba um ou mais dos sintomas listados acima, procure orientação médica para, assim, aumentar as chances de um tratamento mais eficaz.
Conheça o Dr. Douglas Pigosso
O Dr. Douglas Pigosso é oftalmologista com especialização em retina e mácula pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e pelo Centro Brasileiro da Visão. Possui mais de 15 anos de experiência em cirurgias de descolamento de retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação a laser e catarata. Agende sua consulta em Brasília.