Edema macular: o que é e quais suas formas de tratamento?

Apesar de ser um problema indolor, o edema macular pode deixar alguns sinais e sintomas, como perda da acuidade visual, visão embaçada, distorção de imagem e dificuldade para realizar atividades cotidianas.

É importante mencionar que a doença possui uma progressão lenta e, por conta disso, o paciente pode não atentar-se aos sintomas. Dessa forma, o acompanhamento anual com o oftalmologista irá ajudar a diagnosticar precocemente a condição.

Tratamento para edema macular

Embora existam diversas formas de tratamento para o problema, a melhor maneira de tratar a doença irá depender de diversos fatores, como o tipo, o grau, a gravidade e a causa da condição. Por exemplo, nos casos em que o edema não está muito grave, apenas o uso de colírios.

Além disso, o tratamento mais eficaz e mais utilizado tem sido as injeções intravítreas de medicamentos, pois elas ajudam na diminuição da inflamação da mácula.

Oftalmologista especialista em retina e mácula em Brasília

O Dr. Douglas Pigosso é oftalmologista com especialização em retina e mácula pelo Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e pelo Centro Brasileiro da Visão. Possui mais de 15 anos de experiência em cirurgias de descolamento de retina, mácula, injeções intraoculares, fotocoagulação a laser e catarata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Dr. Douglas Pigosso

Especialista em Retina e Mácula em Brasília

Descolamento da retina
Retinopatia diabética
Oclusão vascular da retina
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Buraco macular
Edema macular